menu

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Método Científico

O método científico é um conjunto de normas que devem ser seguidas para conseguir um determinado resultado visando à produção de conhecimento com rigor científico.
De acordo com Carl Sagan
o método científico é comprovado e verdadeiro. Não é perfeito, é apenas o melhor que temos. Abandoná-lo, junto com seus protocolos céticos, é o caminho para uma idade das trevas.
Galliano (1979) pondera que, o conhecimento científico é resultado da investigação metódica e sistemática da realidade. Ele analisa os fatos e fenômenos verificando-os na prática, por demonstração ou experimentação, para com isso concluir leis gerais, universalmente válidas para todos os casos da mesma espécie.
Já para Gewandsznajder (1989, p. 3)
O que melhor caracteriza o conhecimento científico não é o que ele estuda, mas como estuda. […] Assim, não é o objeto de estudo que importa, mas a forma, o método pelo qual estudamos este objeto”.
Etapas 
  • Observação – Consiste na percepção. Não se utiliza o fator interpretativo daquilo que se  está observando.
  • Hipótese –  Algumas explicações que tentam desvendar o fenômeno observado. Afirmações prévias.
  • Testes – Consiste em testar a hipótese em ambiente controlado para validar sua veracidade. Essa etapa é repetida inúmeras vezes.
  • Lei – Depois de analisar cuidadosamente os testes e os resultados obtidos com o mesmo, a lei visa comprovar que, determinado fenômeno repete-se após uma quantidade expressiva de experiências. Logo após , formula-se a Lei.
  • Estabelecer a Teoria (científica) – A teoria é a parte final das etapas onde todo o circuito de experiências ganha o status de Teoria, ou seja, explica a lei e as demais questões levantadas com todas as variáveis percebíveis e registradas durante as etapas, e também, prevê, possíveis situações relacionadas.

metodo-cientifico